quarta-feira, 1 de abril de 2009

A natureza de Deus em nós

Amados, estou lendo Gênesis. E os capítulos de 1 a 3 me tocaram de forma interessante: Deus criou o mundo de um nada. Ele não teve referencial para copiar ou se basear. Tudo fluiu da mente de Deus. E quando Deus fez o homem, o texto diz que este foi feito a sua imagem e semelhança (Gn 1.26). Adão recebeu a responsabilidade de cuidar da criação e sua primeira atitude consciente, à semelhança do seu Criador, foi criar. Deus lhe ordena dar nome aos animais e os nomes que ele desse seriam definitivos (Gn 2.19). Deus não sussurrou ideias ao ouvido de Adão. Ele o deixara livre para criar os nomes e assim Adão o fez.

Isso me fez refletir no quanto precisamos descobrir a essência de Deus em nós e nela fluir com dedicação, coragem e ousadia. Somos descendentes de Adão, amados. Também fomos criados à imagem e semelhança de Deus! Possuímos a essência que vem sendo transmitida de geração em geração desde o dia em que Adão foi feito pelas mãos do Senhor. Adão caiu, mas Jesus veio para restaurar o que foi quebrado. Remidos no seu sangue, mais do que nunca flui em nós o dom da criatividade. Nós somos moradas do Espírito Santo (1Co 3.16) e temos a mente de Cristo (1Co 2.16). A criatividade de Deus está dentro de nós!

Como adoradores precisamos examinar a nós mesmos (1Co 11.28), encontrar e despertar a essência da natureza criativa de Deus, reservada para o dom que dele recebemos para servi-lo. Em qualquer serviço no Reino nós temos condições plenas de criar e fazer fluir o novo dele na terra. É certo que as vezes o novo é um “velho renovado” como no caso das bolsas de mulher feitas a partir de calças jeans velhas. O material não é novo, mas é evidente que ganhou nova identidade e valor ao ser usado de maneira diferente.

Que possamos nos libertar dos padrões e modelos (os que não são necessários) e ter originalidade na obra do Senhor (Rm 7.6). Nós podemos admirar aqueles que estão fazendo algo ungido e excelente. Mas não precisamos alimentar um círculo vicioso de cópias e repetições contínuas. Isso vale até mesmo para um ambiente de trabalho ou um relacionamento. Criatividade é tudo!

O Salmo 65 felicita a pessoa que Deus escolhe para estar junto dele. Como filhos, fomos chamados para viver junto de Deus. O salmista diz que ‘com tremendos feitos de justiça’ seremos respondidos e que Deus ‘amolecerá a terra com chuvas e abençoará as suas novidades’. Essas promessas são nossas! Ser criativo no mundo é uma qualidade rara. Mas no reino de Deus não é raro ver um filho de Deus criativo. É uma questão de tomar posse do dom inicial da humanidade: “Vós tendes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento.” (1Jo 2.20).

Que esse ano seja próspero, empreendedor e criativo para todos. Descubra uma nova cor em cada amanhecer!

::Por Thais Monteiro Brum

Nenhum comentário:

Postar um comentário