quarta-feira, 1 de abril de 2009

"Ana era uma mulher comum como qualquer outra, dona de casa, trabalhadora fiel… porém estéril. Vivia com o seu marido em Jerusalém, e por ser estéril passava por muitas humilhações entre as mulheres de Israel, inclusive pela segunda mulher de seu marido, Elcana (naqueles tempos era permitido aos homens terem mais do que uma mulher, hoje essa isso foi abolido por Deus).


O engraçado na história de Ana é que apesar de ela ser estéril, Elcana amava mais a ela do que sua outra mulher. Mas afinal o que tinha Ana de tao especial que chamava a atencao de Elcana e Penina nao?

Ana:
• Mulher de fe
• Persistente na oracao
• Coracao contristado
• Desviava-se das provocacoes de Penina
• Um coracao abdicado ao filho
• Amada por ser ela mesma
• Mulher de voto
• Ousada e decidida
• Espirito de profunda reverencia e devocao
• Cumpridora de suas palavras
• Compromisso com Deus
• Confianca em Deus
• Devocao determinada
• Humilde

Apesar da Biblia nao fazer muita referencia sobre Penina, acredito eu que ela era o oposto de Ana, e isso e que tornava Ana especial para Elcana. Devo salientar uma vez mais de que ela era uma mulher comum como todas nos, normal e que vivia em tempos dificeis como nos, mas que desenvolveu muitas qualidades que chamaram a atencao nao so de Elcana como de Deus tambem, e a tornou numa heroina, servindo como exemplo para todas as mulheres que procuram se aproximar de Deus, tendo sua historia registrada na Biblia, e tudo isso ela alcancou com muita oracao e jejum…

“Ser ocupada
Nao e substituto satisfatorio
Para o ser santa”
A vida ou a dedicacao de Ana na oracao, mostra a importancia e eficacia da oracao. Ana vinha orando por muito tempo, pois todos os anos segundo o costume de Israel, as familias subiam ao monte, muitos para agradecer, outros pedir e ainda cumprir votos, mas das muitas vezes em que subiram, Deus nao respondeu as oracoes de Ana, o que a tornava mais frustrante e desgostosa, acredito eu que em muitos momentos isto aconteceu, mas com o passar do tempo ela foi confiando e acreditando ainda mais em Deus, desenvolvendo assim, as qualidades anteriormente descritas, e o que levou Deus a responder sua oracao; porque se Ele tivesse respondido nos primeiros anos em que ela pedira, sem antes estar preparada, talvez a sua história seria bem diferente da que lemos hoje.

Resumindo:
Para Ana receber o desejado, teve primeiro de ser preparada, sofrer na carne mudancas espirituais, para nao ter de se igualar a Penina, teve de aprender a enfrentar situacoes desagradaveis, tais como as afrontas de Penina e a desconfianca e incredulidade de Eli para com ela, ela teve de engolir muitas coisas para ter as qualidades que teve, como se diz, teve de engolir o peixe pela cauda.
Isso so mostra que as coisas que acontecem em nossas vida, acontecem no tempo de Deus, tem de haver um todo processo de transformacao, como Ester passou, Noemi e ate mesmo Ruth e muitas outras mulheres que viveram de acordo a vontade de Deus.
As bencaos de Deus veem depois de muita dor, tal qual a mae pronta a conceber. Isso e a transformacao, o processo pela qual muitas de nos mulheres devemos passar, mas que muitas das vezes fugimos devido a grande dor! Todos devemos passar pela via dolorosa tal e qual Jesus passou.

No tempo do antigo testamento, uma mulher esteril era vista como inimiga de Deus, ou seja, as pessoas acreditavam que era punicao de Deus por aquela pessoa, em qualquer atitude sua estar a desagradar a Deus… agora imagina a humilhacao e amargura no coracao de Ana? Ter de enfrentar as outras mulheres toda vez que saisse para fazer algo, ser vista como uma pecadora a quem Deus punira a nao ter filhos por toda a sua vida…
Mas, o mais confortante em tudo isso, e que ela encontrou a libertacao da sua angustia buscando a Deus, e isto nao foi facil, nao aconteceu da noite para o dia, foi uma mudanca e transformacao gradativa, visto que para ela, a aflicao tornou-se uma escola de oracao, aonde ela aprendeu muito, principalmente a desenvolver as suas grandes qualidades…

I Samuel 1:10 diz que Ana:
“Ana levantou-se com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.”
Ana estava literal e espiritualmente prostrada, caida, arrasada devido a sua condicao, ate que ela tomou a decisao de se levantar, nao mais ficar prostrada, e orar, ela teve primeiro de tomar uma atitude, e essa atitude levou-lhe ate Deus em oracao.
A que realcar aqui que o livro dos Salmos descreve alguém que ora como aquele que deixa “transbordar o coracao”, deixando realcar e transparecer a sua fraqueza e dependencia de Deus.
Como ja foi dito anteriormente Ana demorou algum tempo para receber o que ela mais desejava que era um filho, o tempo preciso e necessario para ela compreender que tudo tem de ser feito para a honra e gloria de Deus, e nao para um desejo pessoal de satisfacao para ver os inimigos derrotados.
So depois de ela perceber isso e orar para isso e que Deus a abencoou, dai a oracao dela:
“O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis cingidos de força.
O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, e assentou sobre ela o mundo.
Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força.”
I Samuel 1:10, 2:4,7-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário