domingo, 5 de abril de 2009

cego bartimeu

MATEUS 10:46-52

Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.

E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

Esta passagem se trata dos últimos dias da vida de Jesus, suas ultimas viagens, dos seus últimos milagres de cura antes da crucificação.
Aquele lugar (Jericó) era tido como amaldiçoado.
Deus faz questão de operar em lugares assim.A condição de cegueira de Bartimeu não permitia que ele trabalhasse, tendo que depender da mendicância.
Este homem acabou sendo conhecido pela sua deficiência - Bartimeu, o cego - como se já fosse como que um apelido, uma marca de sua vida.Seu futuro se resumia em ganhar algumas moedas para seu sustento, talvez sustento da sua família também, ele não tinha grandes esperanças e nem os outros pensavam grandes coisas a respeito dele.

Provavelmente o diabo ficou deformando a imagem de quem Bartimeu era na sua mente porque o diabo sempre quer que questionemos a Deus, o Seu amor, o Seu agir.
O diabo quer nos prender no passado, porque assim não conseguimos ouvir de Deus no hoje e nem receber o melhor Dele - hoje e amanhã.

Bartimeu ouviu que Jesus passaria naquele lugar.
Ouvir tem um grande poder, aquilo que você ouve influencia sua vida, pode te levar para cima ou para baixo, por isso se deve tomar cuidado para o que vamos dar ouvidos pois poderemos ser roubados na fé, receber sementes negativas.
Bartimeu não só ouviu como teve uma revelação.
Ele homem começou a gritar "filho de Davi" porque soube que Jesus não era um homem qualquer, comum, estava naquele lugar o "Prometido", o "Messias", o "Deus em forma humana".

Ele viu ali a esperança de uma mudança em seu viver. Um dia Deus há de aparecer quando menos você esperar e este encontro mudará a história de sua vida. Devemos desejar ter sempre encontros com o Senhor.Muitos vivem suas vidas como se estivessem num porão espiritual, onde se guarda coisas que não se quer mais, porém também não se deseja desfazer.
Ter lembranças do passado não é ruim, nenhum de nós temos amnésia e nem deixaremos de esquecer as coisas que vivenciamos.
O problema é ficar remoendo o passado no seu presente, ficar vivendo a situação de ontem no seu hoje.
Há os que vivem na sua sala espiritual, um lugar agradável que se faz questão que as pessoas vejam. Este é o seu hoje.

Outros sobem no telhado e não querem mais sair de lá. Este é um lugar de visão, mas é preciso saber que não podemos ficar apenas no telhado contemplando a visão, pois isto faz com que não se aproveite o que tem para ser feito hoje.Não podemos sonhar o tempo todo, é preciso fazer algo além.

Nós vivemos demais pensando o que os outros pensam a nosso respeito.
Claro que é bom e certo nos preocuparmos em ter uma boa reputação sim, porém passamos às vezes a nos preocupar mais com a nossa imagem diante dos homens do que diante de Deus e com isso impedimos que o Senhor nos abençoe, trabalhe em nós. Se Bartimeu fosse se preocupar com o que os outros falariam dele quando passou em sua mente gritar, ele perderia a chance de ser curado.

Quando temos liberdade diante do Senhor, Ele nos abençoa.Aqui (Igreja Bíblica da Paz) não é casa de show, é Casa de Oração, de Adoração, é o lugar aonde a gente vem se prostrar, rasgar nosso coração, cantar para Deus bem afinados ou desafinados e por isso não devemos nos importar com o que vão pensar se você levantar sua mão, se aplaudir, dar uma glória a Deus ou sair dançando durante o louvor.
Muitos repreenderam a Bartimeu dizendo para ele se calar, que estava atrapalhando. Mas por acaso você vê na Bíblia Jesus rejeitando alguém que foi até Ele desejoso por algo mais?

Na nossa vida duas vozes sempre vão falar ao nosso ouvido: a voz da fé que vem do espírito Santo nos despertando para Deus e a voz das limitações que vem do inimigo trazendo mentiras sobre as verdades do Senhor, decretando derrotas, como por exemplo: "Deus é o ser mais ocupado do mundo, você acha que Ele vai se preocupar com o seu casamento, com a cor das flores?". Saiba que sim, Deus se importa com cada detalhe da sua vida.

Você não pode viver só pela sua reputação (o que os outros pensam a seu respeito). Você precisa viver antes de qualquer coisa pela revelação de Deus (o que Ele pensa de você).
Não desista dos sonhos de Deus para a sua vida jamais. Não viva pelas palavras negativas. Você não pode parar tudo cedo demais, não importa o que pensem ou falem de você, faça aquilo que Deus quer que você faça.
Algumas vezes falta mais fervor, clamor nas nossas orações, até humildade para ir até a Ele.

Esteja nem aí para a galera, o que importa é você e Deus.Os homens podem ser insensíveis as nossas dificuldades, mas servimos a um Deus que ouve e se importa com as nossas orações. O que tem faltado no corpo de Cristo é empatia, não temos nos colocado no lugar do próximo.
Havia uma multidão seguindo a Jesus e mesmo assim eram insensíveis ao seu semelhante. Mas Jesus não era e nem é assim. Ele parou e mandou chamar ao cego ....

"Tenha bom animo, levanta-te, Ele (Jesus) te chama!!!"
O Senhor quer abençoar sua vida, sua casa, trazer transformação. É o Mestre que te chama, há esperança !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário