quarta-feira, 1 de abril de 2009

Evangelho de João: Jesus o Filho de Deus

No evangelho escrito por João, Jesus faz diversas declarações sobre a sua pessoa, seu propósito e nos mostra claramente que ele é o caminho para a vida eterna.

Neste evangelho, Jesus declara que é o filho de Deus, que foi enviado por Deus para cumprir na cruz do calvário o plano de Deus para a salvação do homem.

Sobre a sua pessoa, Jesus fez sete declarações no Evangelho de João:

Eu sou o pão da vida;
Eu sou a luz do mundo;
Eu sou a porta das ovelhas;
Eu sou o Bom Pastor;
Eu sou a ressurreição e a vida;
Eu sou o caminho a verdade e a vida;
Eu sou a videira verdadeira.
Todas as declarações acima foram feitas para mostrar que não há outro caminho para nos levar até Deus, senão por Jesus Cristo.

No evangelho de João encontramos também um texto tido por muitos como o texto áureo da bíblia. João 3:16 é um versículo de grande profundidade e faz uma espécie de resumo daquilo que Deus planejou para nós na pessoa de Jesus:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Em seu livro “3:16 – A mensagem de Deus para a vida eterna”, o escritor americano Max Lucado, escreveu:

Se você não sabe nada sobre Deus, comece por aqui. Se você acha que já sabe tudo sobre Deus, volte sempre para João 3:16. Todos nós precisamos deste lembrete. Afinal, a essência do problema humano é o coração, e o tratamento de Deus está escrito em João 3:16.

João 3.16 é simples o bastante para não discutirmos, é grande o bastante para não entendermos, mas é profundo o bastante para nos explicar o maior e mais sublime plano de Deus para as nossas vidas.

No evangelho de João algumas palavras ou frases importantes são empregadas com uma frequência muito grande. Alguns exemplos:

Crer;
Luz;
Palavra;
Amor;
Mundo;
Trevas;
Vida eterna;
Eu sou...
Entre outras.
O evangelho de João é belo, traz sossego para a alma e consolo aos nossos corações. É um livro de leitura agradável, aconselhador e estimula a nossa fé em Jesus Cristo, o filho de Deus.

Portanto, leia a bíblia, leia o evangelho de João e encontre uma maravilhosa fonte do saber de Deus, revelado na pessoa de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário