domingo, 5 de abril de 2009

cego bartimeu

Quero compartilhar com vocês muito o que aprendi ouvindo a história do Cego Bartimeu de Jericó (Marcos 10: 46 a 52).

Neste trecho da Palavra de Deus podemos aprender muito sobre esse milagre de Jesus.

Na verdade ali encontramos a história de dois cegos, mas aqui trataremos apenas de Bartimeu.

Jesus ao chegar em Jericó era acompanhado não só por seus discípulos, mas por uma multidão. E sempre multidão é sinônimo de muita movimentação e grande barulho. E lá estava o cego Bartimeu, que nada podia ver mas por ouvir muito bem, com certeza já devida ter ouvido falar de Jesus e seus feitos.

Além de cego, Bartimeu era mendigo e estava assentado à beira do caminho. À beira do caminho é um lugar perigoso para ficar, a mercê de inúmeros perigos. Pense como se você estivesse em uma estrada, e por um problema qualquer tivesse que ficar parado no acostamento por muito tempo. Imaginou a quantidade de perigo que poderia correr nesse local: atropelamento, assalto, violência, entre outros.

Isso nos leva a pensar que devemos sempre nos manter no caminho, sempre seguindo pela estrada que nos levará ao destino desejado.

Na área espiritual esse história no revela que devemos sempre nos manter no “caminho” certo, único e verdadeiro que é Jesus. Só assim alcançaremos as promessas de Deus e teremos a vitória em nossas vidas.

Porém ao caminharmos encontramos diversos Filhos de Deus estacionados, parados à beira do caminho, enfraquecidos pelas lutas e problemas, mendigando oração e favores.

Mas voltemos ao cego Bartimeu e ao dia em que ele alcançou a vitória.

Diferente de Pedro, que pelo Espírito Santo obteve a revelação de que Jesus era o Filho do Deus Altíssimo (Mateus 16:17), Bartimeu ouviu sobre Jesus e seus milagres pelo povo que o rodeava. E ao saber que Jesus o Nazareno passaria por ali, Bartimeu não teve dúvida. Estando tão cansado da vida à beira do caminho resolveu agir, tomar uma atitude de fé e gritou, clamou a Jesus: “Filho de Davi, compadece-te de mim, tende misericórdia de mim.”

E apesar de ser judeu, Bartimeu não se envergonhou por crer em Jesus, e sequer teve medo de quem estivesse ouvindo que ele buscava um milagre das mãos de Jesus. Em seu coração Bartimeu sabia que seu dia havia chegado, que aquela era uma oportunidade única de ter sua vida completamente transformada, e assim não se calou. Pelo contrário, gritou o mais alto que podia para conseguir chamar a atenção do nosso Senhor e único Salvador.

Um grande exemplo para nós, de que não devemos nos calar na presença de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo. Nos cultos, reuniões, vigílias não tenha vergonha de louvar, glorificar, adorar e principalmente de pedir e clamar a Jesus.

Com certeza muitas pessoas mandaram Bartimeu se calar naquele dia, mas ele não quis saber, não deu ouvidos àqueles que não estavam na mesma visão que ele. E com toda sua força clamou por sua benção.

Faça como Bartimeu. Não dê ouvidos aos demais. Não deixe que te impeçam de buscar sua vitória. Ouça somente à voz do Espírito Santo e seja abençoado, para assim poder testemunhar sobre o poder de Deus e de Jesus Cristo na sua vida e abençoar outras vidas também.

O cego Bartimeu não se calou, e fez um apelo quase que desesperado, como alguém que estava em trevas e desejava voltar a ver a luz novamente.

E apesar do barulho da multidão Jesus ouviu sua voz. Ordenou que tudo e todos parassem, e mandou que trouxessem aquele homem do meio da multidão para perto Dele.

Ele também ouve sua voz quando você clama com o coração aberto e sincero. Ele ouve seu clamor quando com ousadia e confiança você enfrenta tudo e todos, somente por crer que Jesus é o único que pode lhe estender a mão e ajudar você a se levantar quando caído à beira do caminho.

Quando a multidão viu que Jesus parou e deu atenção ao mendigo cego, aqueles que tentavam abafar sua voz passaram a agir diferente. Começaram a animá-lo a ir ao encontro de Jesus, pois o Mestre com certeza tinha visto algo diferente nele. E com certeza eles queriam ver até onde Jesus ouve e atende alguém comum como Bartimeu.

É assim que nós temos que agir: gritar, clamar, seguir em frente, levantar a cabeça, jamais parar e desistir. Temos que mostrar aos nosso adversários que com Jesus vencemos tudo e todos. Não tenha medo do inimigo ouvir seus pedidos. Jesus Já o derrotou lá na cruz, e se ele tentar atrapalhar o seu caminhar será novamente envergonhado.

Bartimeu que usava uma capa que na época o identificava como mendigo, não teve dúvida, levantou-se e jogos sua capa longe, simbolizando que estava deixando para trás sua vida miserável e derrotada e foi ao encontro da sua benção, da sua vitória.

Ao chegar perto Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça ?” Mais do que depressa ele respondeu: “Mestre que eu torne a ver.”

Aqui podemos concluir que Bartimeu um dia já havia enxergado, mas que havia perdido a visão em algum momento de sua vida.

Quantos de nós por problemas, lutas e dificuldades já não perdemos nossa visão espiritual, nos tornamos cegos e desviamos do caminho certo que é Jesus ?

Mas façamos como Bartimeu, que não aceitou mais sua condição de estar fora do caminho, numa vida de esmolas, migalhas, opressão, depressão, enfermidade, desprezo e humilhação daqueles que viviam ao seu redor.

Voltemos para o caminho da luz que é Jesus Cristo. Clame a Ele nesse momento para que ouça sua voz, olhe para você e chame-o para seguir em frente com Ele pela estrada da vitória, das promessas de Deus e de bençãos sem medida. Creia que Ele é nosso Salvador, nosso Senhor, Filho do Deus Altíssimo.

Deus te abençõe grandemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário