quarta-feira, 1 de abril de 2009

ALIMENTO DA FÉ

O EVANGELHO DA VIDA O evangelho da graça

Semana 2 - Quarta-feira
Ler com oração Ler: Gn 3:3, 6-8; Rm 1:1-3; 3:23; 1 Co 15:45

"O evangelho de Deus (...) com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi " (Rm 1:1b, 3)



O FILHO VEIO DA DESCENDÊNCIA DE DAVI


Recebemos do Senhor a comissão de pregar o evangelho de Deus e por Sua misericórdia temos procurado ser fiéis nesse encargo. Em Romanos 1:1 lemos: "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus". Todos os filhos de Deus precisam saber que foram separados para o evangelho de Deus.



Os versículos 2 e 3a continuam: "O qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho". Aqui vemos que o evangelho de Deus é com respeito a Seu Filho.



Os quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, são as boas-novas que registram tudo o que o Senhor fez na terra por meio de pregar o evangelho do reino, e descrevem a pessoa maravilhosa do Senhor Jesus. Uma biografia apenas não seria suficiente para descrevê-Lo, por isso foram necessários quatro livros, mostrando quatro ângulos diferentes dessa Pessoa maravilhosa.



Por outro lado, o evangelho completo é apresentado no livro de Romanos - uma carta escrita para os judeus romanos. Por meio desse livro, Paulo expressou que as boas-novas de Deus são com respeito a Seu Filho. Em nossa experiência, ao pregar o evangelho, nossa ênfase também deve ser com respeito ao Filho de Deus, Jesus Cristo.



No livro de Romanos vemos que o primeiro aspecto do evangelho de Deus se refere à Sua graça, ao que o Filho fez por nós gratuitamente. Esse aspecto do evangelho tem sido pregado por todos os filhos de Deus nos últimos dois mil anos. Nele vemos que o Senhor Jesus, como Filho do Homem, segundo a carne, veio da descendência de Davi (v. 3) para solucionar o problema dos nossos pecados, para redimir-nos dos pecados.



Por meio do engano de Satanás sobre Eva, o homem tomou do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e o comeu (Gn 3:6-7). Depois de comê-lo, a natureza maligna de Satanás entrou no homem, e a alma humana se tornou vulnerável ao trabalho sutil do inimigo de Deus, levando-o inclusive a esconder-se de Sua presença (v.8). Isso mostra que o homem foi primeiro influenciado em sua mente, na alma (3:22). Uma vez estabelecida a natureza maligna nele, Satanás foi introduzindo o pecado mais e mais na humanidade até o homem se tornar carne (6:3).



Deus todavia não desistiu do homem, conforme lemos em João 3:16: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Deus amou ao mundo e com a intenção de salvar as pessoas enviou Seu Filho, que morreu como nosso substituto, para solucionar o problema do pecado da humanidade. Esse, portanto, é o evangelho da graça.


Palavra-chave: O problema dos pecados foi solucionado.

Pergunta: Que parte do homem foi primeiramente afetada quando ele comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal?



Estudo-Vida de Romanos – mens. 02 – Witness Lee.
Estudo-Vida de Mateus – mens. 61 (O evangelho do reino é pregado por todo o mundo a todas as nações) – Witness Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário